Banco de Interesse



O Banco de Interesse é uma plataforma onde o candidato poderá cadastrar o interesse em realizar um curso gratuito na Firjan SENAI. Para ser elegível a esta gratuidade, o candidato precisa ser aluno matriculado ou egresso de escolas públicas, ou trabalhador, empregado ou desempregado, e ter condição de baixa renda, a ser atestada no ato da matrícula, em cumprimento ao artigo 68 do Regimento do SENAI.

Esteja atento aos requisitos antes de realizar seu cadastro.
Você precisa:
1. possuir CPF próprio;
2. ter idade mínima de 16 anos completos;
3. ter renda familiar mensal per capita bruta de até 1,5 salário mínimo federal, a ser atestada mediante autodeclaração (para verificar esse critério some as rendas brutas de todos os membros da família e divida pelo total de membros. Se o valor for igual ou menor a 1,5 salários mínimos você atende ao critério).
4. atender ao pré-requisito mínimo de escolaridade da área profissional de seu interesse.

Os candidatos serão convocados, seguindo a ordem de cadastramento nesta plataforma, em caso de disponibilidade de vagas para além das turmas gratuitas planejadas e oferecidas por meio de editais da Firjan SENAI locais ou centralizados.

Leia com atenção abaixo o regulamento detalhado para participação.

Regulamento

1. As vagas que poderão ser disponibilizadas

As vagas serão disponibilizadas a critério da Firjan SENAI em cursos de Iniciação, Qualificação, Aperfeiçoamento ou Técnico, ofertados nos turnos manhã, tarde ou noite.

A inscrição neste Banco de Interesse não significa reserva, garantia de vaga ou prioridade em outros processos seletivos de gratuidade da Firjan SENAI realizado por meio de editais.
As inscrições para processos seletivos de gratuidade com editais devem ser realizadas conforme regras constantes dos mesmos.

2. O cadastramento

Será feito exclusivamente através deste link, e no ato do cadastramento o candidato deverá optar por apenas uma Unidade de ensino, e escolher até 3 (três) áreas de interesse. Um candidato não poderá ter mais de um cadastro ativo neste banco. O cadastro é pessoal e intransferível, não podendo ser realizado com CPF de terceiros.

Os pré-requisitos de escolaridade da área apresentados no momento do cadastramento nessa plataforma são referenciais mínimos, havendo exigências específicas para cada curso, que deverão ser esclarecidas aos candidatos no momento do contato pela Firjan SENAI, uma vez que deverão ser comprovados no ato da matrícula.

Conheça os tipos de cursos:
Cursos de Iniciação Profissional - Cursos de curta duração que visam despertar o interesse do jovem para o trabalho e preparar para o desempenho de funções básicas.
Cursos de Qualificação Profissional - Cursos de maior duração que desenvolvem competências para uma profissão da indústria, preparando para o mercado de trabalho. Possuem carga horária mínima de 160 horas, conforme curso e a área.
Cursos de Aperfeiçoamento Profissional - Cursos de curta duração para atualização ou aperfeiçoamento de profissionais. Para esses cursos os candidatos devem ter conhecimentos ou experiência anteriores na área ou em área relacionada.
Cursos Técnicos - Cursos de nível médio, que formam profissionais com conhecimentos mais amplos dentro de uma área tecnológica, geralmente envolvendo a supervisão e controle de processos. Para cursá-los é necessário estar matriculado ou ter concluído o ensino médio.

3. O contato com o candidato

A Central de Atendimento da Firjan SENAI realizará até 3 (três) tentativas de contato por telefone. Caso o inscrito não seja encontrado será removido da fila de espera da opção da área de interesse em questão, mantendo-se ativas somente as demais opções de áreas de interesse escolhidas no ato do cadastramento.

Nesse momento o candidato deverá perguntar sobre os pré-requisitos específicos do curso cuja vaga está sendo disponibilizada.

Após convocação da Firjan SENAI o candidato deverá comparecer em até 48 horas na Unidade da Firjan SENAI para efetuar sua matrícula, caso não compareça seu cadastro será automaticamente cancelado de todos as filas das opções registradas.

4. A apresentação do candidato na Unidade da Firjan SENAI

O candidato deverá comparecer à Unidade portando os documentos necessários à matrícula:

• Documento comprobatório de vínculo com a respectiva instituição (Documento de Escola Pública ou carteira de trabalho);
• Original e cópia da Cédula de Identidade (RG), ou outro documento oficial com foto, como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social CPTS, Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Carteira de Identidade Profissional (CREA, CRQ, etc.);
• Original e cópia do CPF do próprio aluno (inclusive menores), sendo dispensável caso o número do CPF conste na Carteira de Identidade;
• Comprovação da série/ano pré-requisito do curso ofertado conforme informado no momento da convocação;
• Cópia do Comprovante de residência;
• 2(duas) fotos 3x4;
• Autodeclaração de baixa renda, conforme modelo disponibilizado na Unidade, afirmando ter renda familiar mensal per capita bruta de até a 1,5 salário mínimo federal, sendo a declaração de sua inteira responsabilidade do ponto de vista legal, e frente a qualquer órgão público em caso de auditoria. No caso de candidatos menores, o responsável acompanhá-lo no ato da matrícula, bem como redigir e assinar a declaração de baixa renda.

Caso o inscrito no banco de interesse não atenda os pré-requisitos ou não apresente algum documento necessário para matrícula no curso terá a sua inscrição invalidada.
Uma vez matriculado, o candidato estará sujeito a todas as condições previstas no Regimento Escolar da Educação Profissional, disponível na Unidade da Firjan SENAI.

5. Custos cobertos e não cobertos na gratuidade

A gratuidade refere-se ao curso, uniforme e material, quando cabível, não estando cobertos custos de alimentação e transporte.

6. Restrição de participação

Não poderão se inscrever neste Banco de Interesse os funcionários da Firjan, SENAI, SESI, IEL, CIRJ ou seus dependentes.

7. Acompanhamento do cadastro

O inscrito no Banco de Interesses poderá acompanhar sua posição nas filas de espera por meio do CPF.

Caso o inscrito queira cancelar seu cadastro ou eliminar uma das áreas de interesse poderá editar o seu cadastro, excluindo a área sem prejuízo de sua inscrição nas demais.

Para os casos citados acima o inscrito deverá entrar em contato com a Central de Atendimento da Firjan SENAI no telefone 0800-0231231 para registrar o cancelamento.

8. Casos omissos

Situações não previstas serão resolvidos pela Diretoria da Firjan SENAI.

Declaro que li e aceito as condições presentes no regulamento detalhado acima